Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

quarta-feira, 1 de julho de 2009

ROMA - AMOR à cidade!

Roma - Foi como se eu tivesse descoberto a máquina do tempo e feito uma viagem com destino ao Passado. Esta foi a sensação ao visitar a cidade de Roma, na Itália. Roma possui uma beleza singular e uma história ímpar. Percorrer as ruas da cidade, visitar as ruínas do antigo império, sentar-se nos bancos das belas praças e entrar nas inúmeras igrejas espalhadas pela cidade no intuito de apreciar as obras de arte de artistas conhecidos mundialmente parecem coisas simples, mas fazem toda a diferença ao conhecer uma cidade em que a atração maior é a própria história, o passado. História contada em filmes e livros que atrai e encanta todos os visitantes. Por isso, quem visita ROMA declara seu AMOR à cidade.

Recentemente, li uma frase em um site da internet que dizia que o mundo só acabará quando as últimas ruínas de Roma estiverem todas no chão. Se este pensamento for válido, acredito que teremos mais dois mil anos pela frente. Visitar o Coliseu, o Fórum Romano e o Palatino, principais pontos turísticos da parte antiga de Roma, e ver estátuas e construções, algumas delas datadas de anos Antes de Cristo, é acreditar nos livros de história e perceber que nem a forte ação do tempo foi capaz de destruir edificações levantadas séculos atrás.

Os legados que Roma deixou para a humanidade são surpreendentes. O maior deles: o conceito de civilização, ainda que os motoristas da cidade não sejam tão civilizados. Atravessar as ruas é a maior dificuldade que um turista pode enfrentar ao visitar Roma. As faixas de pedestres e os semáfaros são apenas decorações urbanas, dificilmente respeitados pelos motoristas. Por isso, a primeira coisa a se aprender ao visitar a capital da Itália é o "jeito romano" de atravessar a rua. Para os que têm fé, fazer um sinal da cruz antes da travessia ajuda e, às vezes, até encoraja. Em seguida, é preciso encher o peito de ar, olhar para frente (não adianta olhar para os lados) e começar a travessia. Jamais espere pelo semáfaro! Outro detalhe interessante na forma italiana, mas, especificamente, romana de dirigir é o quanto a buzina é apreciada pelos condutores. As ruas são verdadeiras orquestras automotivas.

Vaticano - Quem dera o catolicismo fosse semelhante ao islamismo no sentido de obrigar a todos os fiéis a visitarem uma vez na vida o Vaticano, a Meca Católica instalada no coração de Roma. Não obrigatoriamente é preciso ser católico para ir ao Vaticano. Pelo contrário, a riqueza cultural e artística presente no interior da Basílica de São Pedro e no próprio Museu do Vaticano atraem turistas e fiéis das mais diversas religiões do mundo. É curioso e interessante perceber o ecumenismo involuntário presente no "seio" da Igreja Católica Apóstolica Romana. A igreja mostra sua face maternal ao conseguir aglomerar em um só espaço pessoas dos mais diferentes credos. Mas, para um católico que visita o Vaticano, a ida tem um sentido/significado diferente. É impossível não sair da Praça de São Pedro ainda mais Católico depois da experiência quase espiritual (para quem acredita) chamada VATICANO.

Dicas
*Esteja preparado para enfrentar filas nas bilheterias dos maiores pontos turísticos de Roma. Os ingressos para o Coliseu valem também para o Fórum Romano e Palatino. É preferível adquirí-lo no Palatino onde as filas são menores.
*Outros pontos turísticos fortes de Roma são suas Piazzas e Igrejas, que conservam histórias e acervos incríveis. (informações serão atualizadas em breve)
*No Vaticano, é imprescindível visitar a Basílica de São Pedro e as Tumbas dos Papas. (entrada gratuita). Outra riqueza está no Museu do Vaticano. As filas são imensas e o museu é enorme. A entrada é gratuita somente no último domingo de cada mês. Estudante paga meia nos demais períodos.

P.S.: O blogueiro que vos escreve está a caminho de Londres. Até a próxima semana!

Atenção! A ferramenta "Google Translator" não garante uma tradução correta do texto, de acordo com as normas gramaticais de sua língua. Obrigado pela visita!

5 comentários:

Caio Coletti disse...

Uau, fascinante seu texto, imagino que a Europa seja encantadora, é meu sonho visitar museus, pontos turísticos, toda essa questão histórica... ai ai enfim, quase sstou com ciúmes da sua viagem... mas você escreve muito bem, informação completa, parabéns!

Abraço

Anônimo disse...

CONCORDO COM O CAIO,FASCINANTE SEU TEXTO,SÃO TEXTOS COMO ESSES QUE AGUSSAM CADA VEZ MAIS A MINHA CURIOSIDADE SOBRE A EUROPA!!

VLW PELO COMENT
http://furdunconosemaforo.blogspot.com

vanessa floriani disse...

Fascinante por completo *-*
muuito bom.

Unknown disse...

Verdadeiramente depois que li o texto, posso dizer que me senti em ROMA, excelente descrição!!!
PARABÉNS.

J.F. Marques disse...

Roma é uma cidade com coisas bonitas, mas que não me atrai. Vaticano eu não gosto porque é onde vive o Papa, acho maior palhaçada essa cilada de Papa.

Anúncio provido pelo BuscaPé