Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

sexta-feira, 20 de março de 2009

Nenhum Ouvido é Penico!

"Tá dominado, tá tudo dominado!". Não, não acredito que eu tenha me rendido à escrita resumida de algumas palavras e, também, o que é pior, me rendido a batida do funk. Não, eu não me rendi a nenhuma das coisas. Mas quase tive um surto nesta semana ao sintonizar uma rádio francesa no Real Player e ouvir na "Hot Mix Radio Française" músicas brasileiras. A surpresa não foi ter sido surpreendido por músicas brasileiras sendo tocadas em uma emissora de rádio estrangeira. O desespero foi perceber que o que se exporta e o que se ouve como hit brasileiro por aqui é algo completamente destestado por mim e, talvez, por milhões de brasileiros.

Não quero discutir gosto musical. Afinal, cada um tem o seu. Mas, por que certas músicas chegam ao exterior e outras tantas, de artistas e compositores consagrados, param por aí? Às vezes, a máxima projeção internacional que conseguem é em Portugal, pela semelhança da língua. Mas poderia ser diferente! Se não bastasse ouvir "tá tudo dominado", em uma versão remixada, que, realmente, nunca havia escutado, momentos depois uma música, acredito que seja do lastimável filme Tropa de Elite, foi passada na mesma rádio. Ouvir "Paparapapara timbum (...) Agora o bicho vai pegar!" foi o estopim!

Há quem goste desse tipo musical. Inclusive os fãs dessas músicas devem ser parabenizados. Não deve ser fácil se esforçar para conseguir ouvi-las. Só espero que eu nunca consiga alcançar tal estágio de apreciação musical. Não me enquadro no grupo daqueles que dizem gostar somente da MPB. Pelo contrário, há artistas e músicas de MPB que são detestáveis como o próprio funk. Minha admiração musical está em bandas nacionais e internacionais de Pop/Rock. Músicas eletrônicas também são sempre bem-vindas!

Não sei como se dá a negociação para a "exportação" de hits de um país para outro e, muito menos, a quais gravadoras os artistas das músicas tocadas na rádio francesa pertencem. Talvez, o mercado sonoro seja seduzido por essas músicas devido às 'batidas', que, em alguns casos, podem ser sedutoras, irresistíveis. Se soubessem, na realidade, o significado de algumas palavras (ou seria a falta de significado - na maioria das vezes, são músicas que não dizem nada) duvido que "Tá dominado" e "Agora o Bicho vai pegar" teriam cruzado as fronteiras do Atlântico e "dominado" algumas rádios européias. Antes que "o bicho pegue", prefiro começar a sintonizar outra rádio francesa.

Atenção! A ferramenta "Google Translator" não garante uma tradução correta do texto, de acordo com as normas gramaticais de sua língua. Obrigado pela visita!

15 comentários:

Hique disse...

Eu no seu lugar, teria perdido o sono e a fome, e teria procurado outro país onde isto não acontecesse.
[:)]

Jéssica Modinne disse...

E pensar que tem tantos musicos brasileiros que merecem carreira internacional. =/
O franceses "não sabem metade" do que estão escutando...

parabéns pelo blog =)

blog disse...

O problema é que algumas pessoas se escondem sob o argumento "gosto não se discute". Claro que se discute. Gosto é ponto de vista, e pontos de vista são absolutamente sujeitos a debate. Aliás, assim é a vida. Defendemos nossos pontos de vista de forma racional e, acima de tudo, justificando-os.

A questão é: o indivíduo que gosta de funk - desse funk medíocre que vc citou - sabe exatamente por que ele gosta? É capaz de, racionalmente, justificar sua preferência?
Aí é que está a questão.

Valeu a postagem.

Ipsis Litteris

Anônimo disse...

ISSO É HORRÍVEL MESMO... É O QUE EU CHAMOD E LIXO CULTURAL, N]ÃO CONSIGO NE PENSAR EM CLASSIFICAR TAIS GRUNHIDOS COMO MÚSICA....

FLWS

Euzer Lopes disse...

Meu caro, porcaria é igual a cheiro de merda. Vai pra qualquer lugar, ao sabor do vento.
Hoje, com os milhares de programas que baixam milhões de músicas gratuitamente, elas estão em todas as partes vindas de todos os cantos. Portanto, não se espante co, esses absurdos.
Lembra quando vc vivia no Brasil que tinha aquela música bacana, estrangeira, e quando você lia a letra, tinha vontade de chorar com tamanha inexpressividade?
Talvez aconteça a mesma coisa aí. Eles não sabem o que estão ouvindo.
Se lerem a tradução...

D Z disse...

É como dizem: gosto não se discute... Mas, sinceramente, não sei como algumas músicas conseguem fazer tanto sucesso e não sair da boca e do ouvido de muitas pessoas...

Muito bom o post.

Tenha um ótimo final de semana!

Bjs!

Dany

Dan Pessôa disse...

E eu pensando que de brasileiro, os francceses só ouviam Seu Jorge. Concordo com você, funk é um lixo. É só colocar uma letra pejorativa e uma batida dançante e pronto, já temos mais um sucesso!

O funk brasileiro é como a Black Music americana. Se todos nós soubessemos as besteiras e imbecilidades que as letras das músicas do 50 Cent, por exemplo, são, ele nem faria sucesso por aqui. Ou então faria, não sei. Parece que a música, em geral, perdeu em qualidade, ou é meu gosto musical que não conseguiu acompanhar a "evolução". Mas, nesse caso, prefiro continuar não acompanhando a evolução e continuar ouvindo musica de qualidade.

Anônimo disse...

Mas é uma discussão interessante: se músicas de artistas medíocres como destes "funkeiros" cariocas fazem sucesso por aqui, é por conta do jabá; logo, o produto deste jabá é "exportado" para outros países e divulgado como "brazilian music" (creio que a "batida" eletrônica pode ser reproduzida por artistas brasileiros ou não) e olhe lá se não fizerem uns showzinhos... Quanto a gravadora e o "artista" não capitalizaram nisso aí?

É por isso que eu digo que existe uma hipocrisia muito grande na discussão da pirataria sem levar em conta esse patético jabá que existe e é prática comum nas emissoras de rádio e TV brasileira.

Anônimo disse...

Tem razão, detesto esse tipo de"música" e não gostaria que outros países ouvissem apenas isso , temos musicalidade aqui maravilhosas que merecem destaques lá fora!
Beijinhos de Rozangela Melo!!!
Visite o nosso blog
http://www.cgfilmspictures.blogspot.com/

Unknown disse...

Realmente, isso é uma desgraça... Tb detesto esses tipos de musica (se é q se pode chamar assim, né)...

Vi seu blog no orkut
Passa lá no meu tb:
http://blogdapattyandrea.blogspot.com

Anônimo disse...

Nosssa que horror!!!

É como a colega disse lá em cima...
"E pensar que tem tantos musicos brasileiros que merecem carreira internacional"

obrigada pela sua VISITA !!!

;*

Anônimo disse...

Odeio essas musicas tipo funk ¬¬'
É uma pena que eles nao dao valor ao que presta de verdade...
adoro pop/rock tambem

Tenha um dia melhor do que esse!

Anônimo disse...

Um grande probema ds músicas de funk, é a má qualidade das letras que afeta a sua maioria...
É incrível como uma música que possui basicamente "créu" em sua composição faça tanto sucesso.
Gosto né, fazer o quê?!

Anônimo disse...

apesar de também respeitar a quem gosta, não suporto funk. é uma pena que esse tipo de música brasileira esteja atravessando o Atlântico, e não as músicas realmente boas. mas, a essa altura do campeonato, nosso conceito já está tão baixo lá fora que acrescentar música ruim no nosso currículo não fará tanta diferença!

ótimo post!

Unknown disse...

Olá amigo, gostei do blog, bem interessante essa matéria, realmente em se tratando sobre música a vários gostos musicais mais funk fora do Brasil é algo novo, um forte abraço e boa sorte na sua carreira profissional, até mais.

Anúncio provido pelo BuscaPé