Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

sexta-feira, 13 de março de 2009

Salve-se quem puder!

Boeing 737-800 - Aeroporto de Charleroi / Bélgica
Imagine-se dentro de um avião e, durante o repasse dos procedimentos de segurança que antecedem a decolagem, ouvir as seguintes instruções: Senhores passageiros, em caso de despressurização, insira uma moeda de 1 euro no dispositivo localizado em sua poltrona para ter acesso a uma máscara de oxigênio. Em caso de pouso de emergência, passe o seu cartão salva-vidas, adquirido no valor de 25 euros, no dispositivo óptico localizado nas saídas de emergência da aeronave para ter acesso a uma delas. Caso queira se inteirar sobre os procedimentos de segurança, adquira por 2 euros o manual. Se, durante o voo, tiver necessidade de ir ao banheiro, compre o seu ticket toalete com um dos nossos comissários.

Parece brincadeira, mas não é! A empresa aérea Irlandesa, Ryanair, uma das maiores da Europa, conhecida por oferecer passagens de baixo custo, anunciou nesta semana que vai realizar uma enquete junto aos clientes para decidir qual será a próxima taxa a ser cobrada nos voos operados pela companhia. O mais interessante é que as taxas que poderão ser implantadas dentro de alguns meses foram sugeridas pelos próprios passageiros.

Ainda que a possibilidade de implantar taxas como essas sejam eminentes, os valores das passagens da Ryanair aqui na Europa são quase imbatíveis. É possível, em algumas situações, adquirir passagens por apenas 1 euro. No entanto, o valor final que se paga pelo ticket nem sempre chega a ser semelhante ao preço anunciado no site da companhia. A opção de incluir e excluir serviços e taxas, algumas delas impossíveis de ser retiradas, constribui no acréscimo do valor do bilhete. Mesmo assim, para passageiros que preferem abdicar um pouco de conforto e segurança numa viagem aérea em nome da tão sagrada 'economia', o valor final dos bilhetes Ryanair sai em conta.

As propostas da empresa são claramente absurdas e, até mesmo, bizarras. Resta saber, caso as taxas sejam realmente implementadas, se os passageiros vão aceita-las com facilidade. O pior ainda é imaginar a situação de uma pane aérea e as pessoas procurando por moedas para adquirir as máscaras de oxigênio ou em uma necessidade de esvaziar rapidamente a aeronave, após um pouso de emergência, passageiros fazendo fila indiana para autenticar o cartão salva-vidas que dá acesso às saídas de emergência.

Ideias magníficas como essas não levam em consideração o desespero causado durante uma pane aérea, como descrito na postagem Terror nas Alturas. Além disso, tais propostas visam somente aumentar a receita da empresa e revela a falta de preocupação da companhia com a segurança de seus passageiros. Voar em companhias aéreas Low Cost tem se tornado uma questão de "salve-se quem puder".

6 comentários:

Nayara Rocha disse...

E os carrinhos cheios de porcarias nos corredores? Perfumes, mini-games, ursinhos de pelúcia e até "raspadinhas"... O povo só não vende a mãe...
Na Ryanair, nada de aeromoças lindas que saem na playboy... Temos aerosenhoras com a roupa meio mal passada.
Uma vez, na hora do pouso, o avião quicou ao tocar o chão e em seguida o comissário convidou os passageiros a aplaudir o primeiro vôo do recém contratado piloto!
Mas quem se importa com isso com passagens a 1 euro!? :p

Pensadora disse...

Parabéns pelo blog!
Criativo e inteligente.
Se puder ,visite o meu.
TE CUIDA!!
BOM SABADO PRA TI!!!!
BJOS E ABRAÇOS AFETUOSOS!!!!

Ailton Sobrinho disse...

É verdade, Nayara, quem se importa?! Nem eu me importo muito! hauhauaha Minha estratégia é viajar próximo às saídas de emergência... As poltronas são sempre mais espaçosas... hauaha


Millena, obrigado! :D

Anônimo disse...

Gostei do jeito de escrever que vc usa... Parabéns.

Renilson disse...

Este blog é muito criativoo!

MARA..*---*

http://papos-teen.blogspot.com/
PASSA LÁ TBM! ;)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anúncio provido pelo BuscaPé