Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Choque Cultural

As diferenças culturais entre o Brasil e a Bélgica são equivalentes à distância que separa os dois países. Alguns hábitos são tão estranhos, se analisados sob a ótica dos costumes brasileiros, que representaria, no Brasil, atitudes deselegantes se praticadas em público.

Quando cheguei em Liége, a primeira coisa que me chamou a atenção foi o número de cães na cidade. As pessoas criam os cães como se fossem membros da família. É comum presenciar os animais, acompanhados dos donos, nas ruas, nos carros, nos supermercados, dentro dos ônibus e em outros locais públicos. O detalhe é que não se tratam de cães pequenos. São animais enormes. Alguns maiores que crianças de seis anos de idade, por exemplo.

Outro costume belga está na forma de se cumprimentar. Ao contrário do Brasil, onde o famoso “beijinho” é dado somente quando um garoto e uma garota se encontram, aqui, os homens, numa atitude de amizade, se beijam na bochecha. Um fato curioso para quem é proveniente de um país em que toda e qualquer atitude semelhante a essa é digna de estranhamento.

Por várias vezes perdi o apetite em restaurantes, durante o almoço e a janta, porque alguém, na mesa ao lado, assuou o nariz de forma nada discreta. Para mim, um momento não oportuno. Para os belgas, uma atitude nada desrespeitosa e, muito menos, indelicada. Assuar o nariz por aqui é comum, independente do local que esteja.

Enquanto no Brasil, o almoço é considerado a refeição mais importante do dia, na Bélgica, muitos não param para almoçar. Ao meio-dia, a maioria das pessoas vai às sanduicherias para comprar o famoso pão com carne e molho. É comum, no horário do almoço, ver as pessoas andando nas ruas comendo um sanduíche feito com pão baguete. Já, às sete da noite, na Bélgica, é hora de se sentar a mesa para a mais importante refeição do dia. Geralmente, o belga prepara no jantar almôndegas com molho de tomate e pedaços de frango assado acompanhados de batata-frita ou cozida. Tradicionalmente, no Brasil, o jantar é facilmente substituído por outra coisa.

Para quem estava acostumado a freqüentar locais que eram refrigerados com ar-condicionado, é estranho perceber em todos os locais daqui os chamados “aquecedores”. Há algum tempo não sei o que são ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Ultimamente, a temperatura durante o dia tem ficado em torno dos 15 graus. À noite, a intensidade dos ventos aumenta e a temperatura chega a 5 graus. Para temperaturas baixas como estas, o Ideal é ter aquecedores instalados nos ambientes fechados.

Se muitos acham que o funcionalismo público no Brasil não trabalha, é espantoso saber que o expediente de muitos servidores públicos e privados da Bélgica é de 7 horas, com intervalo de duas horas durante a jornada de trabalho. A maioria das repartições abre às nove da manhã e fecha às quatro da tarde. Os supermercados fecham às sete da noite e não abrem aos domingos. Os shoppings fecham diariamente às seis da tarde. Durante a noite, reinam os bares.

As diferenças entre o Brasil e a Bélgica não se resumem a isso. Nos próximos dias, outras situações vão ser relatadas. É provável que a única semelhança entre os dois países seja a primeira consoante que dá o nome a eles .

Au Revoir!

Um comentário:

isa. disse...

Mas esse cara tá chique hein? To adorando seu blog Ailton. Tá com cara de diário de bordo, mas ao mesmo tempo parece que to lendo uma reportagem. É talento demais!!!

bjusss

Anúncio provido pelo BuscaPé