Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Centro Europeu

No CENTRO da "Heroe's Square", em Budapeste
.
É preferível esquecer um pouco que estou de retorno ao Brasil e continuar falando sobre minhas últimas aventuras na Europa. Psicologicamente, este é um exercício agradável, principalmente, para quem, como eu, lamenta durante as 24 horas do dia do fato de ter retornado. Minhas últimas semanas na Europa, que coincidiram com o período de férias e término das atividades vinculadas ao estudo na universidade, não poderiam ter sido melhores: Viagens.
.
O número de viagens feitas nas últimas semanas me rendeu alguns souvenirs um tanto quanto inusitados: calos nos pés. Ao final da viagem à Europa Central, momento em que visitei três países em 6 dias (República Tcheca, Hungria e Eslováquia), já estava pedindo arrego. O cansaço era aparente e nem mesmo as atrações das cidades me atraiam mais. Era o momento de voltar para o meu sossego na Bélgica (Liège) e começar, de lá mesmo, a me despedir da Europa.
.
As últimas viagens tiveram um clima nostálgico. O meu inconsciente já começava a dizer "Au Revoir" para os lugares, para as aventuras. A data de retorno já estava próxima e a vontade que tinha era a de parar o relógio. Mas, quanto mais lento desejava que o tempo passasse, mais rápido os ponteiros deslocavam. Era o 15 de agosto que se aproximava.
.
No Centro da Europa - Antes de tudo, uma aula de geografia. República Tcheca, Polônia, Hungria, Eslováquia e Áustria não fazem parte do "leste europeu", como costumam dizer em sites de dicas de viagens das comunidades de relacionamento na internet, a exemplo do Orkut. Esses países estão, na verdade, bem no centro da Europa. Se quiser ir à leste, embarque rumo a Romênia e a outros países situados um pouco mais a direita do mapa-mundi.
.
De retorno do Sul da França, a intenção era embarcar no mesmo dia rumo a Praga. No entanto, com ou sem praga, acabei perdendo o voo e tive que remarca-lo para o dia seguinte. Resultado: tive que desembolsar 50 euros para poder seguir viagem no dia posterior (as companhias low cost não perdoam mesmo no valor cobrado pelas taxas); Em 6 dias, visitei três capitais européias: Praga, Budapeste e Bratislava. Com um dia a menos, não tive tempo suficiente para conhecer a bela e encantadora cidade de Viena, capital da Áustria.
.
Em comum, os países do centro têm as marcas de um regime comunista recente. Ao mesmo tempo, simbolizam a rendição total dos países europeus ao sistema capitalista. Em Praga e Budapeste, é possível encontrar parques e museus dedicados à história do comunismo. Ao visitar esses lugares, não fique assustado se encontrar lojas do MC Donald's dividindo o mesmo espaço. É o ecumenismo econômico...
.
As arquiteturas das cidades são diversificadas se comparadas a outras capitais européias. O novo é clássico e o antigo é moderno. Em Praga, faz parte do tour a exploração arquitetônica da capital, tamanha sua riqueza e importância. Também é lá que está localizado uns dos maiores castelos da Europa, o Prague Castle, o museu dedicado ao grande escritor tcheco, Franz Kafka, e a pobre e pequena réplica da Torre Eiffel. Se, em Paris, a Torre Eiffel representa a potência da França perante as demais nações, a sua raquítica réplica em Praga, na República Tcheca, representa o início do desenvolvimento de um país, que, apesar de estar na tão sonhada europa, tem índices de pobreza semelhantes aos encontrados no Brasil.
.
Agora, visitar Budapeste é o mesmo que ir ao supermercado e encontrar uma promoção da espécie leve 2 e pague 1. A cidade que, no passado, era dividida em Buda e Peste possui um clima romântico comparado a Veneza e Paris. Observar a capital do alto do Castelo de Buda, às margens do Danúbio, e aguardar o pôr-do-sol é um convite para um espetáculo gratuito da natureza. Se do lado Buda, o forte é o castelo, do lado Peste as maiores atrações são as termas medicinais e a Praça dos Heróis. Reservar um dia inteiro para visitar cada um dos lados da capital Húngara é o suficiente para sentir o que de melhor a Hungria tem para oferecer.
.
Desculpem-me os apaixonados pelo turismo goiano, mas a capital da Eslováquia é tão sem atrativos quanto a capital goiana. A diferença é que lá existem alguns palácios e castelos. Existem, mas estão fechados para a visitação pública (reforma). Caminhar pelo centro histórico da cidade durante um período do dia já é o suficiente para dizer que Bratislava foi inteiramente visitada. O que se vê em Bratislava, vê-se em qualquer cidade européia. A capital não está preparada para o recebimento de turistas e conseguir informações é um "Deus nos acuda".
.
Informações Úteis:
- As capitais do centro Europeu são próximas umas das outras. Para se deslocar de uma a outra, é interessante fazer o trajeto de ônibus. Existem duas companhias low cost na região que oferecem serviços de qualidade. As empresas são OrangeWays e StudentAgency. É preciso reservar as passagens com antecedência. Os ônibus são novos e contam com serviço de bordo;
- O aeroporto de Bratislava, operado pela Companhia Ryanair, fica na própria capital da Eslováquia e não na cidade de Viena, como pode ser interpretado no site da companhia;
- A moeda da Eslováquia é o Euro. Na República Tcheca é a Coroa e na Hungria é o Forint. As duas últimas possuem valores enormes e são moedas difíceis de lidar pelo número de zeros que possuem;
- Não dê uma de Joãozinho sem braço ao andar no transporte público de Praga e Budapeste. Os fiscais são muitos e estão para todo lado. Nunca esqueça de autenticar o ticket antes de embarcar em ônibus e metrôs. As multas são salgadas e, ainda que seja turista, os fiscais não perdoam;
Viagem: 27/07/2009 a 01/08/2009
.
Atenção! A ferramenta "Google Translator" não garante uma tradução correta do texto, de acordo com as normas gramaticais de sua língua. Obrigado pela visita!


7 comentários:

Árvore Rosa disse...

Legal seu blog :-)

Acesse: http://bebecamota.blogspot.com/

JACQ disse...

foi bom saber se eu sai dessa minha vida de quebrado eu possa visita a europa rsrssr

Unknown disse...

Poxa, meu marido e eu sonhamos em conhecer a Europa, andar de trem...

parabéns pelas suas oportunidades.

abs

Ana ® disse...

que inveja desse cenário... rs
aproveite bem, colega blogueiro!

Glaura Gisiane disse...

Bem-vindo, miguxo!!!!!!!!!
Só não perdoo não ter me convidado para a festa surpresa de recepção....rssrrsrsrssrrrsr.....
Bjus!!!!!

Unknown disse...

europa um sonho bem proximo rs parabens pelo blog

http://diogostanley.blogspot.com/

Mr Planeta Bizzarro disse...

Muito bom seu blog cara
vlw ae!

Anúncio provido pelo BuscaPé