Fonte: Internet - Travessia na faixa;
Viver às avessas no exterior não é nada fácil. Por isso, cada centavo, ainda que seja UM centavo, é valioso. Às avessas porque o meu 'ciclo de vida' aqui é contrário ao estilo de vida de muitos que saem do Brasil para morar no exterior. A diferença é que vim para estudar, mas independente de qual seja o objetivo, para deixar 'a vida te levar', é essencial ter grana no bolso. E o grande avesso da minha vida aqui está relacionado justamente a isso. Ao invés de enviar dinheiro para o Brasil, recebo dinheiro do Brasil, que de Real é convertido em Euros.
(Retomando a questão da valorização de cada centavo de euros). Na semana passada, retornando da Universidade para a minha Kot (uma espécie de Studio, onde, geralmente, cozinhas, toaletes e salas de banho são compartilhados) fui surpreendido pelos gritos de um policial belga, enquanto atravessava a Faixa de Pedestre de uma das ruas que dão acesso à entrada principal da Universidade de Liége.
(Atravessando a faixa; Sem carros vindo na direção; Sinal aberto para os condutores e fechado para pedestres) - Monsieur, Monsieur! Reste là! Pas d'habitude! Pas d'habitude! (gritou o policial!). Até ouvir o segundo 'Monsieur' acreditava que o policial estivesse chamando a atenção de outra pessoa. Mas, ao escutar a expressão 'Pas d'habitude', tive a certeza de que os gritos eram direcionados a mim. Até então, não acreditava ter infrigido lei alguma, que obrigasse um policial a me pedir que o aguardasse do outro lado da rua.
Ao perceber os berros da 'autoridade', algumas coisas me passaram pela cabeça, menos o óbvio -ter atrevessado na faixa de pedestre com o sinal vermelho para pedestres-; ABRE PARÊNTESE (Afinal, todos atravessam!) FECHA PARÊNTESE. Sem imaginar o que me aguardava, pensei que tivesse deixado cair algo durante a travessia na faixa ou, na pior e mais improvável das hipóteses, que 'le policier' queria apenas dizer Bom-dia ou me desejar boas-vindas, mesmo estando por aqui há sete meses.
Sorridente como sempre, mesmo em situações de desespero, aguardei o policial que, para dar exemplo, esperou que o sinal verde para pedestres fosse aberto para, então, se aproximar. Antes mesmo de dizer Bonjour, o policial já solicitou minha ID e me informou que eu acabara de cometer uma infração. Fiquei surpreso ao ser comunicado e tentei argumentar. O meu erro foi ter argumentado em francês. Poderia ter simulado não entender nada, mas quis mostrar o 'meu francês' para a pessoa errada.
Sem perdão e, após ouvir do policial a frase "Je suis désolé, mais c'est la loi en Belgique", fui comunicado que a MULTA, no valor de 50 EUROS (150 reais), chegará pelo serviço postal. Até o presente momento, não a recebi e, quando recebê-la, não sei se a pagarei. Pagar uma multa por esse motivo vai contra os meus princípios de economizar e valorizar cada centavo de euros. A chegada da multa é tão certa quanto as risadas que já ouvi depois de contar a algumas pessoas o ocorrido. O que é incerto é o meu aprendizado. Não sei até quando continuarei vendo todos atravessando na faixa com o sinal vermelho para pedestres e eu, temendo mais uma multa, ficarei aguardando o meu sinal verde, ainda que não venha carros, que não haja tráfego.
.
Atenção! A ferramenta "Google Translator" não garante uma tradução correta do texto, de acordo com as normas gramaticais de sua língua. Obrigado pela visita!
21 comentários:
fala aí irmão,adorei seu post,a leitura é muito boa,parabéns,será um prazer voltar e ler aos demais.
passa lá no meu,vc vai se amarrer.........até a próxima,boa sorte.
ótimo blog
Olá!
Passando pra agradecer seu comentário no meu blog (okay, um pouco atrasadinha, mas dei uma leve abandonadinha no meu cantinho, acontece).
Gostei muito do teu blog. Eu como futura intercambista gosto de ler sobre as experiências no estrangeiro de outros.
E, oh Lord, que confusão ein?! Quando comecei a ler jurei que tu tinhas derrubado alguma moedinha. HAHAHAHA
Ps: cara a multa!!!
beijos!
Axo 50 euros mesmo absurdo, mas eh bom que as autoridades sejam severas, se isso acontecesse no brasil, ia diminuir bastante os acidentes e infrações.Se nossa polícia fosse mais severa, e figiasse mesmo, muitas coisas poderiam ser remediadas
Que delicia; eu sonho conhecer outros paises e ainda vou, muito legal o textto. Passa lá no meu ... Se quiser que eu te link só falar (:
Nossa que bad! E a multa é carinha!
Mas já tinha ouvido falar que na europa se o sinal de pedestres estiver fechado você não atravessa, mesmo que não haja carros. Se os conterrâneos respeitam ou não, não sei.
Você está na Bélgica? Como está sendo a experiência? Você foi por alguma empresa?
Visitarei mais vezes!
ww.lari-landia.blogspot.com
www.larisconfessions.blogspot.com
;**
Hello!!!
Obrigada pelo comentário no meu blog!!!
Noooooossa, viajar pelo mundo...
MARAVILHA NÃO???
Beijos
Rachel Mecenas
Nossa!
Já ouvi falar desse costume na Alemanha... soa até estranho para nós que estamos acostumados a ver coisas bastante diferentes no Brasil. Mas por certa parte seria bom que aqui também fosse assim, pois as leis de trânsito seriam mais respeitadas.
Gostei muito do como você escreveu.
E vou tentar voltar mais vezes, pois gosto muito de ler ou ouvir essas coisas de outras culturas. Pena que não tem o widget para seguidores...
Gostei do post, é interessante que estudantes brasileiros saibam como é a vida de estudante fora do Brasil.
Agora cá entre nós, eu acho certo o pedestre obedecer o sinal verde para atravessar a rua, mesmo sendo na faixa de pedestre.
europa aina é um sonho pra mim...
Primeiro...Bom Dia...Gostaria de parabeniza-lo por estudar fora do Brasil...
Achei ótimo o post, é um exemplo que o Brasil deveria tomar também, olha a educação das pessoas de países desenvolvidos, só achei errado você um desavizado tomar a multa...Mas lei é lei e devemos respeitar...Parabéns.
adorei a post,
leitura boa
^^
se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/
Quem sabe se você se expressasse em Português escapasse da multa...hehehe!
Muito interessante estes aspectos da vida no exterior. E como é curioso reparar nestes detalhes e, querendo ou não, contextualizamos com o Brasil: o que pode ser absolutamente normal por aqui é algo fora dos padrões em outros países. Aqui atravessar a pista fora da faixa de pedestre, com sinal vermelho, verde, amarelo, arriscar-se na pista com uma passarela ao lado já são hábitos recorrentes. E levamos alguns destes hábitos para o exterior. Tenho uma amiga que mora na Alemanha e nos comunicamos via MSN e ela me conta destas diferenças e como faz para adaptar-se.
Muito bom o seu blog. É uma boa fonte de informações para quem quiser aventurar-se no exterior, ao menos para pesquisar os hábitos de alguns países.
abs! Parabéns!
Olá
Obrigada pela visita e pelo comentário.
É difícil a adaptação né? Aqui a aplicação das leis é mais light e por isso algumas viram motivo de piada.
Pra vc ter idéia agora aqui é proibido fumar em ambientes fechados, a lei prevê um período de 3 meses de adaptação, imagima a encrenca pra quem fuma e não quiser.
Nossa! as denúncias serão feitas e até a polícia poderá ser chamada.Coitada da polícia rsrsrsrsr
Estão falando em prisão até...como se tivéssemos prisões livres rsrsrsrs
Boa sorte e não desanime.
Costumes e tradições diferentes que as vezes nos surpreendem ... ja morei fora do Brasil e passei por alguns problemas semelhantes.
Cara muito legal seu blog, deve ser muito legal viajar pelo mundo, alem do que sou descendente de Holandeses, países baixos.
obrigado pelo comentário.
eh um sono
^^
se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/
Já ouvi falar que as leis na Europa são bastante severas. Assim como na Bélgica, como você acabou de nos informar, na Suíça os pedestres tomam multas pesadas por atravessar o sinal vermelho mesmo que não haja nenhum carro em vista, jogar lixo no chão ou cuspir no chão.
Está recebendo em reais convertidos em euro? Acredito que você precise de muitos reais porque a cotação do euro é bastante cara. :S
q isso ehn... sério, achei q vc tivesse deixado cair um dinheiro e ele ia te devolver...
achei q teria final feliz rs...
q nada!
Olá!
Menino, que preju, hein?
Bom, por um lado, isso me faz pensar que se isso acontecesse no Brasil as leis funcionariam melhor e teríamos menos acidentes!
Agora é pagar a multa e se adaptar aos costumes, né?
rs...
Kiso
.
http://garotapendurada.blogspot.com/
.
ae cara, parabens pelo blog
mto legal
flw cara
abraco
Postar um comentário