Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Personagens Belgas

Toda cidade, ainda que seja uma grande Vila, tem seus habitantes-personagens. Em alguns bairros sempre haverá moradores com características inusitadas, alguém que será conhecido(a) como Sr(a). Fulano(a) de Tal. Em Liége, na Bélgica, não podia ser diferente. Há sete meses morando nesta cidade, distante 100 kilômetros da capital Bruxelas, já tive tempo de sobra para conhecer, ainda que pouco, alguns moradores ilustres da Vila, como a Senhora da Sacola, o Funcionário Obeso de Avental Vermelho e o Homem do Gorro.

O intrigante é que essas pessoas, donas das características citadas, nem sabem da minha existência. Mas eu sei da existência delas. São pessoas anônimas, normais como qualquer outra. No entanto, por razões desconhecidas, talvez por achá-las engraçadas, acabaram se tornando representativas. Nunca as cumprimentei, não sei como se chamam e, muito menos, onde moram. Mas basta encontrá-las andando nas ruas, no supermercado ou, até mesmo, na igreja que sei que algo aconteceu ou está prestes.

Para mim, ficou fácil saber se o ônibus que pego para ir em direção ao Centro de Esportes da Universidade já passou ou não. O meu temor é me deparar no ponto de ônibus com uma senhora de bengala, óculos escuros e uma sacola de supermercado, que, na verdade, não é carregada, mas arrastada pelo chão. Quando vejo a humilde senhora nas imediações do ponto é sinal de que o meu ônibus passou e terei que aguardar mais meia-hora para pegar o próximo. O que me revolta é que, ultimamente, tenho visto a Senhora da Sacola com muita frequência.

Ir ao Carrefour da cidade e não se deparar com o Funcionário Obeso de Avental Vermelho é sinal de que a loja está sem proteção. O funcionário, que parece ser repositor de estoque, é, na verdade, o segurança do local e o responsável em dar sustos gratuitos nos clientes que fazem compras. Volta e meia ele surge de surpresa em algumas seções como quem está apenas verificando as prateleiras. Ao perceber que estou sendo fiscalizado, digo “Bonjour”, numa tentativa de tornar o ambiente harmônico, e ele simplesmente ignora.

Já o Homem do Gorro e do Cachecol é o personagem mais engraçado que frequenta a Catedral de Liége. Ir às missas aos domingos e me deparar com ele é certeza de distração. Inquieto e aparentando estar desconfiado de alguma coisa, ele tira e coloca, de forma quase obsessiva, o gorro na cabeça e o cachecol no pescoço durante toda a celebração religiosa. Quando os dois acessórios estão sobre o corpo penso até que ele está indo embora. Ledo engano! Minutos depois, ele tira novamente o gorro e o cachecol, olha desconfiado para o lado e volta a repetir o gesto quase sagrado.

É certo que em uma cidade com mais de 100 mil habitantes não é difícil encontrar moradores que, por algum motivo, vão chamar atenção. Mas não sei o porquê essas pessoas passaram a ser inconscientemente observadas por mim. O mais estranho é imaginar se, da mesma forma que observo essas pessoas, sou também observado por alguém. Ainda que estejamos livres, a vida é um Big Brother.
.
Atenção! A ferramenta "Google Translator" não garante uma tradução correta do texto, de acordo com as normas gramaticais de sua língua. Obrigado pela visita!

17 comentários:

Unknown disse...

Poético essa descrição... você escreve muito bem Ailton...

que pena você ser tão chato kkkkkkkk (brincadeira)

see you hihihihi

Nat Valarini disse...

dia Ailton!

Não conhecia o teu blog, mas a primeira impressão é das melhores possíveis!

Seu relato é muito interessante.

Vejo que essa questão da observação, realmente, faz parte do ser humano, onde quer que se vá...

Com toda certeza somos figuras caricatas aos olhos de alguém!

Kiso


http://garotapendurada.blogspot.com/
.

Manúh =* disse...

não conheçia seu blog mais ele é mt bom \o/

gostei mt da sua descrição de como é ai, pelo visto vc é mt observador =D

beejo

Anônimo disse...

poético tudo isso!
amei o texto!

Suzy disse...

Não resisti! Adoro tudo sobre viagens. E relatos delas melhor ainda!
Teu blog é uma arma de ensino para mim. Vi algo de francês e como estudo esse idioma éimportante ler algo a respeito^^
é bom ter blogs assim de cultura.:)
bjos

Unknown disse...

Parabéns cara,
muito bem escrito!!

Vou passar sempre aqui!!

Renilson disse...

Este Cara manda bem nos textos.. ^^


http://papos-teen.blogspot.com/
Parceria..to aki..
e quem sabe da pra abrir um projeto..
^^

Tolerância Zero disse...

porra.. mandou muito bem.. vou pras gringas tb

Breno Reis disse...

no fim todos estamos observando e sendo observados. seria igual aquela teoria que diz que se fossemos traçar uma teia de relacionamentos, todos nós somos ligados.

Unknown disse...

bem poetico
^^

se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Dário Souza disse...

Na bélgica se fala francês eh ??

Unknown disse...

muito bom o seu post você escreve super bem. a vida é mesmo um BBB ao vivo.
Sobre o comentario no meu blog: Eu acho o nosso presidente um bocó sim ele disse "Uma marolinha”, assim Lula classificou os efeitos da crise quando (e se) esta chegasse por aqui. Blah, marolinha que nada: eu conheço pelo menos uma pessoa que foi demitida e/ou teve férias coletivas impostas pela empresa. Você também deve conhecer, certo? Isso não pode ser normal.

beijos e boa sorte pra voce (:

Felipe Luz disse...

Po cara, bem lgal, é uma coisa q temos que achamos até q somos lokos, sei lá ficar reparando nos abtidos dos outros...

Mais por mais q pensemos isso realmente a mmuitas pessoas marcantes, que nem se quer sabemos o nome...

Parabéns pela descrição simples e eficaz, transmite a idéia rápida ao leitor sem enrolação. ^^

Eu amo a E.Y. disse...

Sua descrição foi legal, passa uma idéia de cidade bucólica, bastante agradável.

Obrigado pela visita ao meu blog. Posso te assegurar que a EY existe sim, em carne e osso. Volte sempre!!

Um abraço!

Carissa disse...

Muito interessante!!
Sempre tem aquelas pessoas que a gente observa,e o mais engraçado é quando você descobre que também é observado.
Eu sempre me considerei uma pessoa discreta,mas sempre alguém que não conheço fala comigo e sabe de coisas sobre mim que eu não sei como podem saber.
Realmente a vida é um Big Brother.Não sei se felizmente ou infelizmente.

gamelinha disse...

Eu acho que sempre, principalmente as mulheres quando encontra outra mulher, fala mal, observa-o de outras formas..não muito agradaveis...
só que vivemos em um mundo hj tão corrido que fica dificil reparar em outrar pessoasss

Fabio Sauzza disse...

Fala aí meu querido,tudo bom ?
Gostei muito do seu pos,é uma leitura muito agradável,parabéns,pelo que lembro,ontei eu comentei seu blog,que bom,pois gostei muito de ter visitado aqui,será um prazer voltar........parabéns e bos sorte,ótimo blog.

passa lá no meu,você vai se diverti por lá.
abraços

Anúncio provido pelo BuscaPé