Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os trilhos do desenvolvimento!

O que torna um país desenvolvido? Na última segunda-feira, durante intervalo de aula na Universidade, fui ridicularizado por um francês, um russo e um italiano por afirmar que o Brasil ainda vai dominar o mundo, já que se trata de um país desenvolvido. Obviamente, fiz tal afirmação em tom de brincadeira, já que os fatos mostram justamente o contrário, mas ela não foi bem recebida pelos meus interlocutores.

O francês, após ouvir o que eu disse, foi preciso ao fazer o seguinte questionamento: "Como você diz que seu país é desenvolvido se ele não possui linhas ferroviárias interligando os Estados?" Engoli seco, respeirei fundo, visualizei a Europa completamente interligada por linhas férreas, balancei a cabeça e franzi a testa como sinal de interrogação e aceitação do que acabara de ouvir. (Francês sabido, não?!)

É uma visão quase fantástica (sentido literário) imaginar o Brasil como a maior potencial mundial. No entanto, apesar das desigualdades sociais e do déficit das chamadas obras de infra-estrutura, o país está, sim, em desenvolvimento. O fato curioso foi o colega de sala associar a questão ferroviária como critério de classificar o desenvolvimento ou não de um país. Depois de refletir, algo que tenho feito bastante por aqui, dei razão ao que foi dito pelo francês, apesar do chauvinismo típico dos que nascem na França.

Europa na linha do trem - O velho e desenvolvido mundo europeu está interligado por trilhos que unem todos os países sem exceção. O grau de modernização das vias é tamanha que existem linhas que passam inclusive sob o Canal da Mancha, uma extensão do Oceano Atlântico que separa a Grã-Bretanha da Europa Ocidental. Em apenas 20 minutos, o trem EuroStar corta o Canal passando por um túnel que liga França e Inglaterra.

É quase inacreditável viajar pelos países da Europa e ver a facilidade que se tem de cruzar as fronteiras dos países. Sem exageros, a impressão que tenho é de que todas as cidades, seja grande ou pequena, têm suas estações de trem. A perfeição da malha ferroviária da Europa não só facilita a vida de turistas e população, mas também funciona como principal meio de escoamento de matérias-primas, produtos, cargas em geral. Perfeição esta que garante a muitos dos países o título de desenvolvidos.

Há quem acredite que desenvolvimento não se limita a isso. Partilho do mesmo pensamento. Mas, durante todo o momento de redação deste texto, tentei me recordar de linhas ferroviárias no Brasil e não me veio à mente nenhuma. Seria esta a prova de que o Brasil está realmente longe do desenvolvimento?! Há muitos anos as famosas Maria-Fumaça deixaram de ser símbolos de prosperidade!

"Ói, ói o trem, vem surgindo de trás das montanhas azuis, olha o trem!" (trecho da música O Trem das Sete, de Raul Seixas) Neste texto, a metáfora da música não é a MORTE que chega, mas o Desenvolvimento que avança quando vem o TREM;

Atenção! A ferramenta "Google Translator" não garante uma tradução correta do texto, de acordo com as normas gramaticais de sua língua. Obrigado pela visita!

18 comentários:

Renata Bertolini e Eduardo Bertoni disse...

Tenho uma boa notície e uma ruim... São Paulo está se modernizando muito neste sentido, com uma grande expansão de metrôs e até teremos um TGV RJ-SP. A ruim é que falta muito para atingirmos o desenvolvimento Europeu. Ano passado estava na França (sim eu gosto deles, fazer o q...) e a importância que eles dão à educação e à saúde, fora às muitas ajudas de custo, nos faz mesmo pensar que algo deve mudar por aqui. E eu quero fazer parte desta mudança! Parabéns pelo blog e aproveita os chocolates maravilhosos por mim!

Daniel Silva disse...

Ailton. muito bacana o texto! COm ou sem trem, nosso país, do qual vc está distante, precisa de muito para ser desenvolvido. Dominar o mundo então... isso nossa natureza nem nos permite pensar...

Estamos avançando muito. Sim, é fato. Mas o nosso fôlego precisa ser um pouco mais do que somos capazes. Atualmente, fica difícil imaginar estarmos um dia comparável aos padrões do velho continente.

Avançamos, mas com passos curtos... precisamos ser mais que marias-fumaças, precisamos chegar na era dos trêns-bala.

Daniel Silva disse...

A propósito. mande sempre notícias do mundo de lá... vou acompanhar seu blog.

Airton disse...

opa
legal modernizaçao na hr certaa

Sóda Games disse...

O que torna um país desenvolvido é a educação, conduta e atuação do seu povo diante das intempéries da sociedade. Abraços
Parabéns pelo blog

Otimização de recursos e serviços.
http://menosbits.blogspot.com/
O jeito inteligente de se usar a internet.

Levi Ventura disse...

Questão complicada essa, mas realmente até agora me pergunto como trens tem tanto a ver assim com o desenvolvimento de um país como disse o francês, mas deixa lá, cada louco com sua idéia!
--------------------------------
http://duventublog.blogspot.com/

Levi Ventura

Jugs disse...

Eu sinceramente acho que o Brasil tem muitas falhas... Mas qual o país que não tem?
É Fácil ficar apontando o defeitos dos outros...

ótimo blog!
Beijos!

Celtic Girl disse...

Salut mon ami!!

Nossa, morri agora! Po, quer trocar não? Você volta para o Brasil e eu vou para a Europa? rsrs
Hahahaha, realmente, os europeus se sentem os tais perto de alguém do Brasil, se tem uma coisa que eu detesto neles é isso, mas por outro lado eles têm razão neah? Em qual lugar da Europa você mora, só falta dizer que é na França (para eu morrer de vez)

JuANiTo disse...

Muito boa a questão...infelimente prefiriram criar uma capital no centro do país, ao invés de criarem uma boa infra-estrutura de transporte...

Muito interessante tbm a reação com a música do Raulzito!

Daniel A. S. disse...

Bem, acredito que o Brasil está lutando para ser um país mais desenvolvido e a cada dia obtém mais êxito, mas ainda há muito, muito a ser feito, como diminuir a desigualdade social, melhorar o ensino público, combater essa corrupção que cada vez se enrraiza mais em nossa sociedade, ainda há um arduo caminho a se trilhar.

Um abraço!

http://daniel.a.s.zip.net

Luan F. Bittencourt disse...

Cara, muito bom o texto! MAs se o Brasil realmente for dominar o mundo...isso será num futuro bem distante, pois há muita desigualdade social, corrupção (o pior de todos!! >=( ) e outros motivos...
Muito bacana o blog! Parabéns!!
Se puder eu agradeço! ^^
http://furdunconosemaforo.blogspot.com

Ana Célia disse...

hum, relmente, o frances te pegou de jeito!=p
é uma pena um país tão grande como o Brasil nao investir em trens.Uma das coisas que mais me inveja na Europa é o trem! Dá pra ir de um país a outro de trem! Isso é fantástico!!!!
Mas, me desculpe, não acho que o Brasil esteja tão avançado assim. Ainda falta educação, e muita!

Uvirgilio disse...

Não acho que se deve medi o grau de desenvolvimento de um país pela mmalha ferroviária que ela possui. O Brasil passará a ser um país de primeiro mundo quando deixar de haver políticos corruptos, crianças trabalhando, fome, violência, educação de qualidade e uma saúde digna ( utopia?). Por enquanto vamos aproveitar a popularidadde do nosso presidente lá fora.
Muito bacana o blog. Vou segui-lo, se puder faça o mesmo com o meu.
www.uvirgilio.blogspot.com

On the other hand disse...

Cara gostei bastante do seu texto. Você escreve bem. Eu corcordo que o país está em desenvolvimento, como todos os países, mas nossa Nação ainda precisa de muitas coisas pra se tornar uma grande potencia. No gelra, eu gostei bastente do seu blog, vala de várias coisas interessantes. Parabéns.

Gillianne Vicente disse...

Contra fatos, não há argumentos rsrs
Levando em consideração que somos jovens ( pouco mais de 500 anos ) fomos colonizados pelos portugueses e a corrupção come solto por aqui, até que não estamos tão ruins assim rsrsrs
Uma esperança...O Lula sentou-se ao lado da Rainha no G20 rsrsrs
Não desanime aí com seus amigos franceses...até

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
francamente, não desejo que aconteça ... Pra que ser potencia mundial... Ficarei feliz se formos capazes de erradicar as doenças que só existem em locais esquecidos por Deus, que todos de fato tenham educação( de verdade), que tenham segurança ao pegar um trem de bairro mesmo( já to feliz)... que a gente tenha em quem votar e não ficar depois com cara de babaca quando ver o representante das leis e do pais em um mesquinho esquema de vendas de passagem area...
Tá bom pra mim...
Não quero dominar nada.

Daniel Silva disse...

Olha eu de novo aqui...rs. pelo visto os trilhos dos novos posts estão indisponiveis para a gente...rs.

Brisa M. disse...

Bem, eu acho que vai demorar bastante. Também achei muito interessante a associação do francês.

Anúncio provido pelo BuscaPé