Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Escócia EXISTE!

Escócia. Pensei que este fosse um país tão distante que seria impossível, mesmo residindo temporariamente na Europa, poder conhecê-lo. É verdade que o fato de eu ter viajado pelo país durante cinco dias não me faz um conhecedor de toda a Escócia. Muito mais difícil que desembarcar no país, é viajar por ele. Os valores das tarifas de ônibus e trens são caros. Mas para aqueles que preferem um turismo alternativo, sendo este uma espécie de turismo em que economizar é a primeira palavra de ordem, vale a pena perder tempo sentado numa poltrona de ônibus e conhecer o país percorrendo as estradas, do que pagar um valor ainda mais caro de trem e seguir todo o trecho em linha reta passando somente em meio às áreas rurais das cidades.

Antes de viajar para a Escócia, o único conhecimento que tinha do país era a do costume dos homens usarem saias. Estava eu em uma loja para comprar algo que recordasse minha visita ao país e sou questionado pelo vendedor. Ele me oferta por 20 libras uma saia típica da Escócia. Pensei. Se meus estudos fossem lá, certamente, faria a graça de voltar ao Brasil, trajado de escocês. Mas como usar saias no meu país não é tão típico para homens e meus estudos são na Bélgica, achei mais sensato recusar a oferta e optar pela compra de outro produto.

Minha escolha em passar o réveillon na Escócia foi fruto de uma imensa vontade de viajar e fugir do frio polar da Bélgica, ultimamente com mínimas de 18 graus negativos e máximas de três graus também negativos. Depois de perder a reserva de passagens para Noruega para onde, até então, pretendia viajar na passagem de ano e não encontrar passagens em conta para a Dinamarca, fui tentado, graças a uma oferta de última hora da companhia aérea Ryanair, a arrumar as malas e embarcar rumo ao país do Wisky.

Não me arrependo pela escolha de última hora. Apesar de ter ido sozinho, aproveitei cada instante nas três cidades que percorri durante o tour pelo país do Reino Unido. Viajar só, o que não é nada anormal por aqui, só tem uma desvantagem. As poses para as fotos ficam as mesmas. Nem sempre há pessoas dispostas ou presentes nos locais visitados para prestar o favor de um click.

Comecei minha viagem pela Escócia, desembarcando em Prestwick, cidade sede do aeroporto. De imediato, após o desembarque, segui para Glasgow, segunda maior cidade da Escócia. Famosa pela George Square e pelas catedrais, Glasgow foi onde passei a virada de ano e o maior frio da minha vida. Sem reservas para hostel na virada do dia 31 para o dia 01, a alternativa, após o “fuzuê” da virada, foi me abrigar na Estação de ônibus da cidade com outros dois russos que se encontravam na mesma situação.

No dia 02, sexta-feira, embarquei rumo a capital do país, Edimburgo. Talvez, um dos lugares mais belos que já visitei. A chegada na cidade foi inesquecível, tamanha beleza do lugar. Os turistas são brindados com uma imagem do castelo mais famoso da Escócia logo que chegam. Foi a imagem de boas-vindas mais bonitas que já vi ao chegar numa cidade. Geralmente, as “surpresas” turísticas das cidades ficam meio que escondidas. É preciso se orientar por um mapa até chegar a elas. Em Edimburgo, não! O cartão mais importante da cidade dá as boas-vindas aos visitantes.

Na capital do país, as construções são colírios para os olhos. Elas têm arquiteturas que até os próprios arquitetos devem duvidar. Os prédios são imponentes, construídos com detalhes. É impossível não resistir a um tour pelo centro antigo da cidade e respirar, também, um pouco da história das guerras e disputas tidas no país. Outra parada obrigatória em Edimburgo é visitar o cemitério mais antigo da Escócia. Grande emoção ao pisar em solo onde pessoas que batalharam em guerras conhecidas historicamente estão sepultadas.

Uma dica ao viajar pela Escócia! Não visitem a cidade de Dundee. Deixei de fazer um tour pelas Highlands escocesas e conhecer os mitos dos Bárbaros e do Loch Ness para visitar a cidade localizada ao extremo sudeste do país. Conclusão! A cidade parecia deserta, sem atrações turísticas. Resultado! Fiquei sem grana para fazer ao menos um dia de Highlands, porque meu dinheiro foi gasto com a cara passagem de ida e volta a Dundee (35 libras) e com o hostel (15 libras). Se um dia voltar a Escócia, voltarei somente para viajar pelas Highlands, áreas mais altas do país e pouco habitadas e, por isso, cercada de grandes lendas e mitos.

See you soon again Scotland! :D

Um comentário:

Unknown disse...

hehehehe
vc usou aquelas vestimentas típicas??
ahauahuahauhauhauhauha
claro que nao né?

hehehehehehheeh

mas o povo de lá usa mesmo?

Anúncio provido pelo BuscaPé