O serviço de saúde não é gratuito. Todo atendimento, seja de urgência ou não, é faturado. Se o paciente possui a chamada "Mutualite", ele pode resgatar cerca de 40 % do valor pago pelo atendimento médico. Por isso, é sempre bom estar prevenido. E a maior prevenção que um estrangeiro pode ter ao viver em terras desconhecidas é portar um plano de assistência médico-hospitalar. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer.
Nunca imaginei que fritar batata pudesse ser tão trágico. Talvez, seja este o motivo pelo qual tenho freado o meu consumo de batatas-fritas. Semanas atrás, ao esquecer o óleo na chama do fogão, quase coloco fogo na minha kot e em todo o prédio. Na verdade, a tragédia não foi maior porque o alarme de incêndio tocou e, então, me atentei às chamas. Ao perceber a possibilidade iminente de incêndio, fui até o fogão, peguei a panela e a coloquei embaixo da torneira de água. (Momento Utilidade Pública I: NUNCA faça o mesmo!) Ao colocar a água, o fogo se transformou numa grande labareda e veio em direção ao meu rosto. Resultado: o meu topete, que tanto prezo, foi queimado. Minha sombrancelha ficou com a impressão de ter sido raspada e os meus cílios... Onde estão os meus cílios?! Nunca imaginei que os cílios fizessem tanta diferença. Você, caro leitor, que tem cílios, valorize-os! Cuide bem deles!
Após a tragédia, ainda tive 'cabeça' para recorrer ao Santo Google e pesquisar procedimentos de primeiros socorros relacionados a queimaduras. (Momento Utilidade Pública II: Procure lavar a região do corpo queimada com água corrente) Em seguida, liguei para uma amiga brasileira, também estudante aqui na Bélgica, acionei o meu plano de saúde e fomos (eu /queimado/ ela /bêbada/) atrás de um hospital.
O desprazer por ter conhecido o sistema de saúde da Bélgica não está relacionado ao atendimento prestado, apesar de ter tido que aguardar quase uma hora para ser atendido. A demora não aconteceu porque haviam muitas pessoas na emergência. Eu acredito mesmo é que o médico estava "pegando" a enfermeira dentro do consultório. Enquanto isso, do lado de fora, eu (sentado numa cadeira com o dicionário de francês nas mãos) e Cíntia (passando um papel molhado com água no meu rosto) discutíamos como iríamos fazer para voltar para o centro de Liège. O relógio marcava quase 2 horas da manhã.