Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

sábado, 14 de fevereiro de 2009

BRASIL em pauta!

A: Hello!
B: Hello!
A: Where are you from?
B: I´m from ... And you?
A: I´m from Brazil!
B: Really?! Cool! Rio de Janeiro, samba, favela, Kaka!

Ao iniciar a conversa com algum estrangeiro, seja ele da Espanha, da Bélgica, da Rússia, do Canadá, da Escócia ou de qualquer 'canto' do mundo, prepare-se para ouvir, durante os momentos iniciais do diálogo, que precedem a resposta para a pergunta "De onde você vem?", palavras-chave como Rio de Janeiro, samba e favela. Apesar de não ser unânime, quase sempre a reação de um 'não-brasileiro' ao se deparar com um brasileiro é falar de tudo o que sabem sobre o país. Drasticamente, o que sabem do Brasil se resume a isso.

Não culpo os estrangeiros por não saberem sobre o Brasil. Acredito que alguns até sabem demais a respeito do país. Obviamente, Brasília nunca é mencionada como a capital. Por serem mais conhecidas internacionalmente, São Paulo e Rio de Janeiro são sempre as cidades mais citadas quando o assunto é capital brasileira. Certo dia, ao me apresentar como estudante estrangeiro para um professor, após as boas-vindas e dizer qual era minha nacionalidade, ele disse: Brésil! C'est bien ça! La capitale du Brésil c'est 'São Paulo'?! Naquele momento, quase concordei com o professor. Às vezes, explicar onde fica o centro do Brasil para um 'estrangeiro' é tão complicado que é preferível incorrer no erro.

É verdade que ninguém é obrigado a saber dados geográficos, censitários e climáticos de um país, ainda mais quando este "alguém" é um estrangeiro. Em muitos casos, sei menos de um determinado país do que a pessoa estrangeira sabe sobre o Brasil. Eles, ao menos, sabem o nome de uma cidade, conhecem uma marca cultural genuinamente brasileira, reconhecem as diferenças de classe existentes no país e já ouviram falar de alguma personalidade do Brasil. Isso já é o bastante!

O que é intrigante em situações como essas é que o fato do interlocutor saber algo do seu país quase o obriga a saber algo do país da outra pessoa. E isso nem sempre é recíproco. Um exemplo disso aconteceu na passagem de ano em Glasgow, na Escócia. Depois de conhecer um Russo que, atualmente, mora em Manchester, na Inglaterra, ele disse características do Brasil que jamais pensaria que um Russo soubesse. Quando fui questionado por ele se conhecia algo sobre a Rússia, restringi o meu comentário a dizer "É muito frio por lá". Em resumo, não sabia nada sobre o país dele. Até o nome da capital Russa, Moscou, não recordava.

A única coisa que me preocupa é saber que ainda que muitos estrangeiros saibam algo sobre o Brasil, esse algo, na maioria das vezes, é distorcido. A impressão que tenho é que todos assistiram ao episódio dos Simpsons no Brasil e possuem uma imagem errônea do país. Talvez, o meu nacionalismo esteja tão aflorado que me desencadeou mania de "pátria-perseguição". Mas isso não vem ao caso. Não sou adepto a clichês, mas finalizo esta postagem com um demasiadamente conhecido por todos. "Falem/Pensem mal. Mas falem do meu país!" (adaptado)

À bientôt, Brésil!

6 comentários:

Anônimo disse...

Fala pra eles que por aqui vc sempre encontra índios pelas ruas e até na faculdade. Diz q eles realmente usam uma espécie de tinta no corpo e geralmente nao usam roupas. Eu diria também que é muito difícil ter que correr das onças no meio do mato. ehheeh!!!!!!

bjus ailton

Silvana Persan disse...

Sabe, aqui no Brasil tem um programa "humorístico-jornalístico" chamado CQC. Um dia desses um repórter estava pela Europa fazendo perguntas sobre o Brasil, a maioria das respostas era ignorante (no sentido de que ignoravam, desconheciam).
Creio eu que a maioria das pessoas acha que nós andamos aqui feito a Carmem Miranda ou como se fossemos passistas de escola de samba. Mas me pergunto: qual a imagem que o Brasil passa para os outros países? Não é mesmo o esteriótipo? Basta olhar qualquer stand da Embratur nas feiras de turismo por todo o mundo.
No fundo, acho que nós mesmos não nos conhecemos. Muitos brasileiros sequer sabem o que é estado e o que é capital no Nordeste. Acho que quando nos preocuparmos mais em saber sobre o nosso país, passaremos, conseqüentemente, uma imagem melhor.

bjs

Ailton Sobrinho disse...

Isa, jamais! :D

Petite Femme, o problema não está no estrangeiro, mas, sim, no próprio brasileiro. A imagem que as pessoas têm do Brasil no exterior é construída por nós mesmos. Procurei pela edição do programa CQC no youtube, mencionado por você, mas não encontrei.

Merci pour votre visite! :D

Anônimo disse...

Brasil is just samba and football
vide versao britanica!
hahahahaha

au revoir Ailton News!

Ailton Sobrinho disse...

Obrigado pelas informações direto de Londres, Renan Rigo! hauahua

Anônimo disse...

Como um novato, eu estou sempre em busca de artigos que podem me ajudar. Obrigado Wow! Obrigado! Eu sempre quis escrever no meu site algo como isso. Posso tomar parte do seu post no meu blog?

Anúncio provido pelo BuscaPé