Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

domingo, 23 de novembro de 2008

Novo Espetáculo

Oficialmente, o inverno não chegou no Hemisfério Norte. Mas, na última sexta-feira, 21, uma chuva, acompanhada de trovoadas, inaugurou, por aqui, o tempo frio. Para dar boas-vindas antecipadas ao inverno, nevou, em Liège, na Bélgica. Por mais de meia-hora, pude, encantado, presenciar de camarote, da janela do meu quarto, as centenas de milhares de flocos de neve que caiam sobre a cidade.

Na manhã de sábado, era possível contemplar o trabalho feito pela natureza durante toda a noite do dia anterior. As ruas, os carros estacionados, as coberturas dos prédios e das igrejas, as árvores e, inclusive, os monumentos de Liège foram tomados por uma grossa camada de gelo acumulada pela nevasca.

Com a precipitação constante de neve, andar pelas ruas é, agora, uma aventura arriscada. Além do risco de se escorregar, o ambiente externo tornou-se um verdadeiro 'freezer ao ar livre'. A temperatura média da cidade, durante o dia, caiu para 3 graus. Ao escurecer, por volta das quatro da tarde, hora local, uma da tarde, hora oficial de Brasília, no Brasil, a temperatura reduz ainda mais. À noite, os fortes ventos acompanhados de uma fina nevasca contribuem para uma queda maior da temperatura. A fria sensação térmica torna insustentável caminhar pelas ruas sem que esteja bem agasalhado.

Apesar do frio intenso e da ausência de raios solares, contemplar a neve nas folhas das árvores e nos telhados das velhas construções da cidade é uma terapia, ainda que o clima esteja cinzento. A neve não anuncia somente a chegada do inverno. Ela traz para a cidade um clima diferente. É impossível não associar a presença da neve, também, com o Natal que se aproxima. Para quem nunca havia assistido tamanho espetáculo da natureza, talvez a neve seja uma das mais belas exibições.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Bela ITÁLIA: o país em palavras

A paralisação de 24 horas do sistema ferroviário da Itália surpreendeu centenas de turistas que visitavam o país no início desta semana. Na tarde de domingo, 09, o que se via eram estações cheias e filas enormes para a compra de bilhetes de embarque nos últimos trens que partiriam, até o início da noite daquele dia, das cidades turísticas em direção às cidades aeroportuárias do país. Para atender a demanda, a companhia "TrenItalia", responsável pela malha ferroviária do país, vendeu um número de bilhetes acima da quantidade de assentos nos trens. Resultado: viagens longas sem nenhum conforto, apesar do valor caro pago pelas passagens.

O tumulto de domingo teria tudo para transformar minha viagem à Itália em um verdadeiro caos. No entanto, nem mesmo a greve do sistema ferroviário conseguiu transformar em pesadelo minha passagem pelo Norte do país.

Milão, Veneza, Verona, Florença e Pisa foram as cidades visitadas durante os cinco dias de peregrinação pelo "país das massas". A única cidade que estava no roteiro, mas não pôde ser visitada, em decorrência da paralisação dos trens, foi Siena, já que o retorno a Milão teve que ser antecipado para que eu não perdesse o vôo de volta a Bruxelas, na Bélgica, na manhã de terça-feira, 11.

Pelo Norte da ITÁLIA

MILÃO - A capital internacional da Moda é uma vitrine a céu aberto. Na cidade, as pessoas não andam e, sim, desfilam. As modernas galerias tomaram as principais ruas e avenidas de Milão. O que se vê a todo momento são 'outdoors eletrônicos' mostrando as mais novas tendências da moda. Impossível passar pela cidade e não comprar nem que seja um par de meias. Além das galerias, Milão possui uma das mais modernas lojas da Ferrari e é famosa, também, por 'sediar' um dos times mais importantes da Itália, o Milan.

VENEZA - Os belos canais da cidade e suas ruas apertadas impedem que carros circulem em toda a sua área. A cidade, que já serviu de cenário para inúmeros filmes, conserva seus velhos cortiços, igrejas e casarões construídos ao redor dos grandes canais. Outro charme de Veneza está na tradição das máscaras. Por todo lado, vê-se lojas especializadas em sua confecção e venda. Muitas das lojas possuem fotos de celebridades internacionais espalhadas por toda parede como prova da visita ilustre dos artistas a uma das mais famosas cidades da Itália. A bela Veneza é um labirinto urbano. Andar pelos becos venezienses é tão relaxante como descansar à beira do mar. Uma dica para visitar Veneza é ter um mapa em mãos. Sem ele, a visita à cidade pode se tornar em um passeio nada divertido, já que será fácil se perder e impossível chegar aos locais mais visitados.

VERONA - Inicialmente, a cidade não estava no roteiro da viagem. Mas a falta de trens partindo de Veneza direto para Florença obrigou uma escala muitíssimo agradável na pequena cidade de Verona. Aqueles que já leram e releram a obra "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, certamente iriam se fascinar com a casa de Julieta, situada por lá. O clima romântico da cidade nostalgia até mesmo os solteiros de plantão. Além de abrigar a casa da jovem personagem de uma das mais famosas obras dramatúrgicas de Shakespeare, Verona conserva um dos coliseus mais antigos da história da civilização. Com ou sem tempo, durante o dia ou à noite, vale a pena conhecer a cidade.

FLORENÇA - Cidade ao norte da Itália que abriga um dos maiores acervos artísticos do Renacimento italiano. Além das imponentes construções históricas da cidade, como o Duomo, Florença possui galerias de pintura e escultura dos mais famosos artistas de todos os tempos, como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Giotto. Florença também se orgulha de ter sido a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia". Uma das obrigações de todo turista que vai a Florença é visitar a casa de Dante. Impossível não se sentir parte da história ao andar pelas ruas da cidade.

PISA - O sossego da pequena cidade italiana é quebrado com o fluxo constante de turistas na região. Apesar de abrigar somente a torre que dá o nome à província, Pisa é um dos locais mais bonitos da Itália. Foi indescritível a emoção de ter me aproximado de um monumento tão famoso como a Torre de Pisa. Na realidade, imaginava que a torre fosse mais alta. Mas, mesmo sendo baixa, a Torre de Pisa encanta a todos os turistas que se dirigem à região.

Itália em síntese

Pela primeira vez, não precisei recorrer ao "fast food" para me manter 'nutrido' durante os cinco dias de viagem fora da Bélgica. Até mesmo o MacDonald's italiano proporciona menus diferenciados. Isso prova a riqueza da culinária do país. Macarrão, lasanha, inhoque e pizza dos mais diversos sabores são as atrações nas mesas dos restaurantes da Itália. O preço das refeições varia em torno de 6 euros. Quanto às bebidas, no país, beber vinho é mais econômico do que tomar uma lata de 33o ml de Coca-Cola.

O mais oneroso ao visitar a Itália são os absurdos preços das passagens de Trem. O fato do país possuir cidades com fortes potencialidades turísticas faz com que a companhia ferroviária local extrapole no valor das passagens. Durante a visita ao país, cerca de 120 Euros foram gastos somente na compra de bilhetes para viajar de trem de uma cidade para outra.

'Apesar dos pesares', um retorno à Itália está agendado para o início do verão europeu. Na próxima visita ao país, desembarcarei em Roma e peregrinarei pelas cidades localizadas ao Sul. Sem dúvida, a Itália não é um país para se visitar somente uma vez. Quem esteve por lá sai encantado e, por isso, é seduzido a retornar.

Anúncio provido pelo BuscaPé